PROJETO SERES IMAGINÁRIOS - 2021
A tecnologia social Arte Naturalista, do IPTI, é uma ação de economia criativa e educação ambiental através da arte, com o objetivo de promover e incentivar processos criativos com impacto social que envolvam ilustração e desenho. Pensando em ampliar o conhecimento e explorar outras possibilidades no uso das técnicas tradicionais do desenho e pintura, o Instituto oferece periodicamente oficinas e intercâmbios com artistas renomados, para os alunos que participam do projeto Arte Naturalista.
A oficina Seres Imaginários, ministrada pelos artistas visuais Ronaldo Fraga e Miro Dantas faz parte desse processo de aprendizagem, e apresenta como proposta um alargamento do olhar desses jovens para além da ilustração de botânica, sugerindo uma nova percepção sobre a natureza humana e seus monstros.
O objetivo é capacitar inicialmente um grupo de 10 adolescentes selecionados pela Casa do Cacete, de diferentes povoados de Santa Luzia do Itanhy/SE para aprenderem novas técnicas em artes visuais e desenvolverem o olhar sobre as belezas e elementos do ecossistema manguezal. Cada um destes alunos atuará como multiplicador das técnicas para 100 novos alunos, sob supervisão da Casa do Cacete e do IPTI.
Serão 3 oficinas do Ronaldo Fraga e Miro Dantas e como resultado do processo temos a expectativa de lançamento de 1 coleção do Ronaldo Fraga lançada na São Paulo Fashion Week , e de lançamento de uma nova coleção de produtos da Casa do Cacete.
Oficina em três etapas
A oficina terá três etapas oferecendo o aprendizados das seguintes técnicas: desenho, pintura com lápis aquarela e pintura digital. As aulas aconteceram no povoado do Crasto, no espaço anexo à Biblioteca Luminescência, e também em ambientes abertos aproveitando a riqueza da paisagem local.
A primeira foi realizada nos dias 08, 09,10 e 11 de março de 2021. Foram selecionados jovens que já passaram por alguma fase do projeto Arte Naturalista nos anos anteriores, e que mostraram interesse em dar continuidade ao aprendizado. Ao todo, foram selecionados 10 alunos, entre adolescentes e jovens. A oficina ofereceu técnicas de desenho com grafite.
A segunda etapa foi realizada nos dias 23, 24, 25 e 26 de agosto de 2021. Dando continuidade ao processo criativo, os alunos receberam aulas de técnicas de pintura com lápis aquarelado.
Aqui vocês já podem acompanhar os resultados das Oficinas #01 e #02, uma experiência incrível, que vai alavancar uma série de benefícios para jovens e adolescentes de Santa Luzia do Itanhy e abrir novas oportunidades de trabalho e renda.
























